2008/11/21

Wall-e



Esta vai ser uma “posta de pescada” diferente.

Vi ontem um filme extraordinário e que me surpreendeu pela simplicidade e ao mesmo tempo pela inteligência de quem escreveu o argumento. O filme está carregado de mensagens subliminares. Estou a falar do filme “Wall-e”. Pois… agora é que ficou tudo abismado – “Este gajo vem para aqui falar de um filme para putos… e a dizer que é um filme inteligente….”. Em primeiro lugar acho que essa é a beleza do filme, consegue ser visto por crianças que, com toda a certeza não entenderão metade das mensagens e, ao mesmo tempo, transmite lições e alertas aos mais graúdos. Um dos paradigmas mais evidentes no filme é a personificação dos robots e a automação das pessoas. Enquanto os robots são dotados de uma inteligência emocional, com um olhar atento ao mundo que os rodeia e com clara noção de sentimentalidade, as pessoas comportam-se como autómatos, completamente alheias ao mundo e às sensações que este possa transmitir. Todos se vestem de igual, todos se regem pelas mesmas regras sem questionar, possuem um total desconhecimento do que são sentimentos… totalmente desprovidos de espírito crítico e capacidade de sociabilização física. Digo física porque considero que, já actualmente, existe outro tipo de sociabilização, a electrónica - hi5, msn,… – e que infelizmente, a meu ver, está a ganhar pontos em relação à anterior. Também uma boa lição a retirar do filme.
Outro aspecto importante é o facto de o “herói” do filme ser totalmente atípico, um “robozito” pequenino e ingénuo, com um coração enorme (sim ele tem), com uma tarefa no mundo que todos considerariam menor (o equivalente ao varredor do lixo) mas que movido pelos sentimentos acaba por salvar o mundo.
Este filme transmite ainda, de uma forma extraordinária, a consciência ecológica e a noção de que o valor das coisas está muito para além do valor monetário.

Não vou continuar com receio de me alongar e revelar demasiados pormenores do filme. Esta é uma obra-prima da Pixar. Mesmo a nível técnico o filme foi muito bem executado. As expressões do robot são extraordinárias. Vejam e transmitam a vossa opinião.

1 comentário: