2009/06/09

Acaso...

"D'Artagnan calculara o que havia de fazer não indo imediatamente ao Palais-Royal. Dera tempo a que Comminges se lhe antecipasse e por consequência pusesse o cardeal ao corrente dos eminentes serviços que ele, d'Artagnan. e o seu amigo tinham prestado, naquela manhã ao partido da rainha."
Assim começa um livro que procurava talvez desde os meus 14/15 anos. Procurei, procurei e nada. Entrava em alfarrabistas e nenhum o tinha. Nas livrarias obtinha a mesma resposta. Tentei a Bertrand em Coimbra mas nada. A única vez que lhe havia posto a vista em cima foi na casa de um colega meu mas, trantando-se de uma primeira edição, não mo pôde emprestar.
Tinha acabado de ler os três mosqueteiros e o meu pai falou-me do livro que se seguia, deu-me uma luzes acerca deste e aguçou-me o apetite. Infelizmente o que ele lêra havia-se perdido no tempo, esquecido numa mala qualquer.
Acabei por cansar-me e desisti de o procurar também. Nunca mais me havia lembrado dele, até hoje. Não sei porquê mas surgiu-me à cabeça e perguntei por ele. Esperava uma resposta negativa mas foi precisamente o contrário. Dirigimo-nos rapidamente a uma prateleira e ouvi um "Toma, está aqui".
Foi tudo rápido e não senti aquela felicidade imensa de encontrar algo que procurava à muito. Se tivesse sido naqueles dois primeiros anos de busca talvez tivesse gritado de alegria, até porque a idade era outra e a vontade de encontrar também - eu sou mesmo assim, de ideias fixas, e quando crio um fascinio, nem que seja por um livro, não descanso até o encontrar, pode esmorecer mas prevalece.
E foi o que hoje aconteceu e depois pensei sobre isto e foi de facto algo de muito estranho. Havia desistido! Havia esquecido! Mas hoje, a convite, dirige-me lá. Apetecia-me comprar e ler um livro e já lá, de repente, surgiu-me este titulo. Se não tivesse lá ido, se não tivesse perguntado por ele... Foi estranho até porque se o tivesse visto seria diferente mas não foi isso que aconteceu. Perguntei por ele quando já não pensava nele há longos anos. Em 20 segundos emergiu-me à cabeça e outros 20 depois já o tinha na mão.
Enfim... apareceu quando menos esperava.
Ironicamente, trata-se do segundo volume e, logo, terei que aguardar e encontrar o primeiro para que haja um fio. Entretanto... poderei ler outros livros mas, pelo menos, reavivei a vontade de o encontrar.
Ao fim ao cabo, tudo acontece e tudo se encontra, desde que haja paciência e sentido do que se quer.

Termino com um obrigado pelo livro e uma música para todos.



(não me apeteceu limpar o código, amanhã limpo isto de forma a retirar a publicidade e afins)

1 comentário:

  1. Bem, costuma-se dizer que o que é nosso às mãos nos vem parar, às vezes é preciso parar de procurar para que aquilo que queremos nos encontre. :)

    ResponderEliminar